Biblioteca de Alexandria – Por Priscila Garcia

Antiga Biblioteca de Alexandria

Antiga Biblioteca de Alexandria

Antiga Biblioteca de Alexandria

Antiga Biblioteca de Alexandria

Antiga Biblioteca de Alexandria

Imagem da cena do filme “Ágora”

No filme “Ágora”, do cineasta espanhol Alejandro Amenábar, ele relata a vida da Hipátia, ela  ensinava filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca. Era uma grande amante e da Biblioteca de Alexandria.

A Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Alexandria era o centro da cultura mundial no período do século III a.c., o coração da humanidade (mundo do conhecimento), foi o primeiro instituto de pesquisa na história do mundo, na biblioteca continha praticamente todo o saber da antiguidade, nela existia cerca de 700 000 rolos de papiro e pergaminhos.

A biblioteca tinha o intuito de adquirir um exemplar de cada manuscrito existente na terra, ela reuniu o maior acervo de cultura e ciência que existiu na antiguidade, e tinha como principal objetivo disseminar a cultura nacional.

Existiam duas grandes Bibliotecas de Alexandria, a Mãe e a Filha, a segunda era usada como complemento da primeira, mas com o incêndio acidental, da Biblioteca Mãe, a Filha ganhou uma grande importância.

Os grandes sábios vinham até Alexandria para se reunir na Biblioteca e debater variados temas, esses sábios eram gênios do passado, eles criaram grandes obras da geometria, trigonometria, astronomia, literatura e medicina.

Os grandes pensadores entre eles eram, Euclides, Aristarco, Arquimedes, Eratóstenes, Calímaco, Galeno, Ptolomeu e Hipátia.

NOVA BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA

Nova Biblioteca de Alexandria

Nova Biblioteca de Alexandria

Nova Biblioteca de Alexandria

Nova Biblioteca de Alexandria

Alexandria Interior Top 2 Level

Nova Biblioteca de Alexandria

Hoje, 1300 anos depois da sua destruição, a Biblioteca de Alexandria encontra-se em fase de renascimento. Em colaboração com a UNESCO, o governo Egípcio, decidiu construir uma nova biblioteca em Alexandria.
A nova biblioteca, assim como a que foi destruída, possui um importante foco de cultura, educação e ciência, ela é pública e universal, e patrocina estudos intensivos sobre herança histórica e cultural contemporânea da região

O complexo consiste num prédio principal de onze andares, quatro deles abaixo do nível do mar, erguido em forma de cilindro. Nele estão abrigados o acervo e o maior salão de leitura do mundo, inclui ainda planetário, museu da ciência, museu da caligrafia e um moderno laboratório de restauração.

Dica: Assistam o filme “Ágora”

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_de_Alexandria

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s