Livraria El Ateneo (Buenos Aires – Argentina) – Por Jessica Mamede

A Livraria El Ateneo foi considerada uma das 10 Livrarias mais lindas do Mundo.

El Ateneo já foi o Teatro Gland Splendid, cinema e hoje se tornou a maior livraria da America Latina.

Foi construida em 1919, por um Austriaco, que pretendia fazer ali uma Catedral de Artes Cênicas. Em 1924 aconteciam ali concursos de tango, e em 1926 passou a funcionar como cinema.

Mas com a concorrência com as grandes redes de cinema, ele foi fechado, e adquirido em 2000 (com muita polêmica, já que muitos eram contra) pela cadeia de Livrarias Yenni.

A estrutura do Teatro foi permanecida e, onde antes existiam fileiras de poltronas, foram substituidos por fileiras de estantes.

Com mais de 120 mil títulos em estoque, a Livraria El Ateneo Grand Splendid é um local para perder bastante tempo, percorrendo as estantes lotadas de livros e observando a arquitetura do prédio. Durante seu passeio pela livraria, não deixe de admirar os detalhes remanescentes do teatro, como a cúpula pintada, as varandas originais e até as cortinas de veludo.

Localizada na Av. Santa Fe, no bairro Recoleta, a livraria possui lugares para leitura e um espaço dedicado às crianças no subsolo. No antigo palco, um café convida os turistas para uma pausa, seja para uma leitura ou para uma conversa animada. A livraria abre diariamente, em horários alternados (Segunda a Quinta 9:00-22:00 horas, Sexta e Sábado das 09:00 às 24:00 horas, Domingos 12:00-22:00 horas).

 

Endereço: Av. Santa Fe, 1860, Bairro Recoleta.

Historia do Teatro Gland Splendid

O teatro foi construído em 1919 por Max Glucksman. Tinha quatro fileiras de palcos e uma plateia para 500 pessoas. Pelo o teatro desfilaram grandes personalidades do tango, Carlos Gardel e Ignacio Corsini e Roberto Firpo (ele dedicou o tango Gran Splendid, em 1927). Paquita Bernardo em 1924 recebeu o prêmio em sexto lugar no concurso de tango realizado pela primeira vez no teatro.

O interior da cúpula foi pintado por Nazareno Orlandi. É uma representação alegórica da Paz, pintado em 1919 como uma festa para o final da Primeira Guerra Mundial. A paz é representada por uma figura feminina sensual e pintada em uma escadaria cercada por flores.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s