Biblioteca do Monastério de Wiblingen (Alemanha) – Por Jessica Mamede

Ao  entrar na Biblioteca, os visitantes se deparam com a seguinte  inscrição em latim: “Em quo omnes thesauri sapientiae et Scientiae”, que significa “Aqui estão armazenados todos os tesouros do conhecimento e da ciência”. Uma inscrição perfeita para uma biblioteca.

A  biblioteca detém em seu acervo  cerca de 15.000 manuscritos, dentre outros documentos. Estes variam de originais, manuscritos, ilustrações para revistas e impressão do mundo cotidiano e do sistema escolar. Na Wiblingen encontram-se  diversos Manuscritos do século XV.

A famosa biblioteca do mosteiro Wiblinger tem o tamanho e toda suntuosidade e luxo de um lugar sagrado. O afresco do teto feito pelos artistas  Martin Kuen e Dominic possuem  1750 desenhos diferentes dando ainda mais charme a essa biblioteca. O estilo rococó é predominante na decoração da biblioteca.

O Mosteiro foi fundado em 1093, e  durante a Idade Média Wiblingen foi famosa por sua erudição, qualidade de sua educação e lugar exemplar de disciplina monástica.

A Biblioteca do Mosteiro de Wiblingen foi construída em 1740-1750, serviu não apenas como uma biblioteca, mas também como uma sala para recepções e ocasiões festivas. A decoração glamorosa, uma síntese de arquitetura, ao ar livre e estuque, mostra um programa teológico complicado sobre a fé e as virtudes cristãs e da história da ordem beneditina.

Hoje em dia o Mosteiro abriga a Faculdade de Medicina da Universidade de Ulm.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s